8 de jul. de 2011

UM CONVITE À INTERDISCIPLINARIDADE PARA A FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS



[...]
À Humanidade impõe-se a necessidade de um salto quântico para a compreensão da existência humana e do universo que a abriga. O planeta esta mudando numa velocidade além da capacidade de processamento, compreensão ou enfrentamento da maioria de nós. Simplesmente não mais podemos aplicar muitas das soluções tradicionalmente assentadas para a complexidade dos problemas que surgem com as mudanças.
[...]
Transformação social se produz, inicialmente, no plano humano individual, pela tomada de consciência de si, do outro e do todo que o cerca. No plano individual, a consciência de si reorienta o sentido de cada existência, o real significado da vida e norteia os comportamentos e as condutas. No plano social, a consciência de si ampara a responsabilidade pelo relacionamento saudável, frutífero, solidário e moral com o outro. No plano cósmico, se assim se pode falar, a consciência e a responsabilidade social resgatam no plano das ações humanas os valores humanos e os princípios de uma vida digna.
[...]
O profissional, em seu papel de agente de transformação social, precisa fazer-se consciente de si mesmo; do outro, dos grupos e organizações onde, por ventura, outros papéis tem a desempenhar; do meio ambiente, nas concepções de uma nova ecologia; e principalmente, do planeta, mais do que nunca uma aldeia global de fato, em que pese ainda não se mostre assim de direito para tantos de nós.
[...]



Eliane de Jesus

Texto originalmente publicado em: http://aspedhi.blogspot.com.br/search/label/Reflex%C3%A3o%20ASPDHI